poder da menteRevista Veja – 19 de Agosto de 1998

O desenvolvimento natural do cérebro se dá na mais tenra infância. Até os 8 anos, a criança já possui conectados 90% dos neurônios que carregará ao longo da vida. Aos 17 anos de idade, o cérebro humano atinge os 100% do seu estágio de crescimento. No entanto, estima-se que apenas 30% da capacidade intelectual das pessoas seja inata, determinada por herança genética. Outros 70% vêm do uso e do aprendizado. Isso significa que, assim como existem seres humanos mais altos e mais velozes, existem pessoas com maior capacidade orgânica cerebral.

Você sabia que…Apenas 30% da capacidade intelectual de uma pessoa se deve a atributos inatos do cérebro. Os outros  70% são desenvolvidos graças ao aprendizado

“ A Construção do Superbebê”

No passado, acreditava-se que a criança só podia entrar na escola aos 5 anos. Hoje, sabe-se que quanto mais cedo melhor. Os três primeiros anos de vida, são os mais importantes para o desenvolvimento cerebral. É nessa fase que se desenvolve mais da metade dos neurônios humanos, de acordo com os estudos científicos. É também a melhor fase do aprendizado. “Os arquivos do cérebro nessa idade são como fitas virgens  e o acesso a informação é direto”, explica a pedagoga Julia Manglano, que criou há um ano em São Paulo o Centro de Aprendizado e Desenvolvimento, AeD. O centro importou um método espanhol, com missão de ajudar os pais a desenvolver o potencial máximo dos filhos desde o nascimento.

No AeD trinta crianças estão inscritas num projeto chamado Superbebês. A maior parte é de recém-nascidos. Nesses cursos, os bebês ouvem música clássica para desenvolver a inteligência auditiva. O método é aconselhado também para estimular crianças durante o aprendizado de língua estrangeira. Graças à organização de sons, com começo, meio e fim, ele ajuda  a oferecer noções elementares de matemática. Os bebês são estimulados a engatinhar, equilibrar-se, subir e descer rampas como forma de desenvolver a capacidade motora. Também observam obras de arte, para aprimorar a percepção das cores, e têm à sua disposição brinquedos para desenvolver o senso tátil, como uma minhoca de pano com várias texturas. Com 1 ano, os bebês já começam a aprender uma segunda língua. Como estão aprendendo os fonemas, poderão falá-la no futuro sem sotaque.

Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Digite aqui sua busca