Personal tools

Skip to content. | Skip to navigation

Sections

Brincadeiras para estimular seu bebê


Revista Crescer 2003 – Edição Especial N° 1

Por Iracy Paulina

Bebê quietinho no berço não tem graça. Ainda bem que muitas brincadeiras funcionam como um estímulo para aprendizagem e conquistas da criança. É na interação com as pessoas e com o mundo que ela desenvolve habilidades motoras, cognitivas, sociais, afetivas e de linguagem.

Alterne as mais agitadas com as mais calmas e não faça muitos movimentos bruscos. “O importante é respeitar o ritmo do bebê”, diz a terapeuta ocupacional Pessia Meyerhof. A seguir, alguns exercícios sugeridos pelos profissionais da Escola de Aprendizagem e Desenvolvimento, de São Paulo, que você pode fazer com seu filho.

Olhinho vivo

É nos primeiros meses de vida que o sistema visual dos bebês amadurece. Os móbiles podem ajudar muito nesse processo. Prefira aqueles com cores contrastantes, como branco e preto ou vermelho e amarelo. Posicione-se na altura do peito da criança.

Assim, ela fica com a cabecinha relaxada, o queixo próximo ao corpo e controla melhor a convergência dos olhos para o mesmo ponto, exercitando a visão em profundidade. Para crianças de 0 a 5 meses.

Vai e vem

Segure o bebê com a barriguinha para baixo, apoiada em seus antebraços, e balance-o de um lado para o outro. Além de estimular o sistema vestibular e a sustentação da cabeça, esse movimento ajuda a alternância visual ao oferecer uma gama maior de coisas a observar (como uma bola no chão e um quadro na parede).

Para crianças a partir de 1 mês.

No travesseiro

Deite-o de bruços, de preferência olhando para o papai, que deve ficar abaixado. Puxe o travesseiro para um lado e para o outro, para frente e para trás e depois gire-o numa volta de 180°. Essa brincadeira também estimula o equilíbrio e o controle da cabeça, além de exercitar o apoio no antebraço, o que no futuro permitirá a liberação dos dedos polegar e indicador para executar o movimento de pinça.

Para crianças a partir dos 3 meses.

Serra, serra, serrador

Aproveite o reflexo de preensão (que faz os bebês permanecerem com a mão fechadinha) para realizar essa brincadeira: prenda os dedos indicadores nas mãozinhas dele, segure-as com os outros dedos por trás, aproxime seu rosto do dele e vá levantando lentamente o tronco da criança.

O objetivo é fazer com que o bebê tente levantar a cabecinha, exercitando o controle sobre ela, para ver você.

Para crianças a partir de 3 meses.

Document Actions