O que é estimulação infantil?

A estimulação infantil desperta e desenvolve a curiosidade da criança através da exposição a uma série de informações, de forma ordenada e de eficácia comprovada.

Através de técnicas adequadas o método não gera cobrança ou pressão sobre a criança. Sob a forma de brincadeiras e respeitando o tempo e a individualidade de cada um, a estimulação infantil torna o processo de aprendizado agradável para as crianças.

Ao descobrir o mundo de maneira lúdica e divertida, acontece um aumento significativo da autoestima que estimula a inteligência e o desenvolvimento pessoal.

O resultado são crianças espontâneas, alegres, curiosas e inteligentes, com o potencial desenvolvido de alcançar e realizar tudo aquilo que desejarem no futuro.

estimulação infantil

A importância da estimulação infantil na Idade de Ouro

Chamamos Idade de Ouro a etapa da vida dos 0 a 3 anos. Esta etapa é extremamente importante porque o cérebro apresenta a maior plasticidade, ou seja, é o momento de maior desenvolvimento potencial da inteligência. Independentemente da herança genética, a criança que for devidamente estimulada nos 6 primeiros anos de vida, pode adquirir qualquer habilidade ou inteligência.

Nos últimos 30 anos se multiplicaram as investigações e conhecimentos sobre o desenvolvimento do bebê e comprovou-se com clareza que as possibilidades de um bebê são muito maiores do que imaginávamos:

» O cérebro cresce pelos estímulos que recebe. Quanto mais estímulos, maior será a capacidade intelectual do bebê;

» Até os 3 anos de idade o cérebro cresce 60%;

» Se a Idade de Ouro para o desenvolvimento intelectual (0 a 3 anos) não for devidamente aproveitada, a criança nunca mais poderá adquirir certas habilidades.

Exercícios de estimulação infantil

Mostrou-se também com clareza que os 5 sentidos do bebê começam a funcionar desde antes do seu nascimento. Portanto, quando falamos de dar estímulos ao bebê, para desenvolvermos seu cérebro, referimo-nos a fazer exercícios que estimulem os 5 sentidos e a parte motora como por exemplo o uso de Bits de Inteligência.

Na escola AeD a estimulação infantil desenvolve um inusitado prazer pelas mais diversas áreas do conhecimento: artes, leitura, música, inglês, matemática, ciências, dentre outras. Para isso oferecemos os estímulos mais importantes para as crianças:

bits de inteligência

Estímulos motores: A inteligência motora é a que mais desenvolve as demais inteligências. Por isso, as crianças realizam exercícios motores que estimulam o cérebro, como é o caso do exercício de engatinhar, por exemplo, que auxilia na formação da inteligência visual, importante para a leitura.

Estímulo da linguagem: Os alunos aprendem novas palavras todos os dias através dos bits.  Uma vez que 60% das informações chegam ao cérebro através da visão, não basta apenas pronunciar as palavras, mas mostrá-las. O objetivo é aumentar o leque de vocabulário, facilitar a compreensão da estrutura da língua e despertar o gosto pela leitura.

Estímulos matemáticos: matemática não se limita apenas a contas. Através dos bits, desde cedo as crianças recebem estímulos para desenvolver ordem e lógica, facilitando a percepção de conceitos, diferentes formas geométricas, noções de profundidade e representações de quantidades. Matemática torna-se algo muito mais divertido!

Estímulo em ciências: novamente com o auxílio dos bits, desde de o maternal I, as crianças são estimuladas ao conhecimento na área de ciências. Conhecem diferentes tipos de animais e plantas, aprendem a diferenciá-los e classificá-los de acordo com as características de seu grupo e muito mais.

Aplicação prática da estimulação infantil

A metodologia de estimulação infantil pode ser aplicada diariamente em casa ou na escola. Para isso ajudamos os pais em casa através dos Cursos AeD ou diretamente na Educação Infantil da Escola AeD.

5
irmaos-1
Fale conosco

Escreva aqui sua mensagem que responderemos o mais breve possível. Obrigado!

Digite aqui sua busca