VERDADEIRA INTELIGÊNCIA

O grande diferencial da Escola AeD é o desenvolvimento da Verdadeira Inteligência através de uma ampla gama de estímulos sensoriais e cognitivos do ensino infantil ao fundamental. O sistema de ensino da AeD vai muito além do desenvolvimento das habilidades de conhecimento e de raciocínio, fortalece nos alunos sua capacidade de captar de forma cada vez melhor a verdade, de perceber a essência e beleza das realidades e do mundo. Esta formação do discernimento e de uma consciência reta ajuda a que consigam gradativamente formar uma personalidade equilibrada e emocionalmente positiva.

 

Desenvolvimento da Inteligência

Aprender a pensar significa desenvolver a capacidade de as crianças diferenciarem as realidades essenciais das acidentais.

Perceber a essência das coisas e das pessoas, que vai muito além da matéria, entra no campo da metafísica.

Se digo que a caneta é azul, pequena e de plástico, estou falando de acidentes, agora, se digo que ela escreve, cheguei à sua essência.

No programa de bits de inteligência, são mostradas dez imagens ou fatos do universo (raças de cachorros, peixes, flores, bandeiras, quadros e outros) e as crianças aprendem a captar o conceito dos conjuntos apresentados. A genialidade justamente consiste em aprender a intuir, perceber o que os fatos têm em comum e assim desenvolver a capacidade de perceber as "entrelinhas". O que há de mais precioso em cada realidade ou pessoa é o que não necessariamente se expressa diretamente.

As abstrações ou intuições são feitas em três níveis:

1ª abstração da matéria- através dos bits de imagens organizadas em categorias.

2ª abstração matemática- através de bits de quantidades e figuras geométricas que formam o "logus" necessário para a abstração geométrica e matemática.

3ª abstração metafísica- através da formação de juízos que levam à verdade, beleza e bondade dos seres e das realidades. Os seres podem ser conhecidos, podem gerar fruição e podem ser amados, em um "looping" positivo de desenvolvimento reto da consciência e consequente aumento da capacidade de pensar.

Neste sentido, a Estimulação Infantil da AeD desenvolve nas crianças, na fase de ouro, na qual são verdadeiras esponjas de induzir, deduzir e emitir juízos, através de estímulos sensoriais apropriados, toda estrutura cerebral de maneira otimizada.

 

Desenvolvimento do caráter

Os estímulos intelectuais, porém, não levam, por si só, ao desenvolvimento da inteligência propriamente dita.

Para isso, é necessário também o desenvolvimento da vontade. *

Quantas pessoas já abandonaram os estudos, um curso, um projeto?

Quantos jovens temem assumir um compromisso mais sério como o casamento?

Muitas vezes, a causa pode estar na falta do desenvolvimento de sua vontade quando pequenos.

Pois já dizia um grande santo: o começar é de muitos e o acabar é de poucos.

Einstein comentava que 99% do sucesso depende da transpiração e apenas 1% do talento inato.

Como também o professor Marins da Anthropos, a inteligência ilumina o caminho que leva à felicidade, porém é a vontade, os valores humanos, que leva a pessoa a conseguir percorrer o caminho do bem.

Ao mesmo tempo, existem milhares de instituições de ensino empenhadas no desenvolvimento acadêmico e intelectual dos alunos e, praticamente, nenhuma que seja especialista no desenvolvimento da vontade, principalmente desde o nascimento, como é o caso da Escola AeD.

E é justamente a vontade que torna as pessoas cada vez mais inteligentes e bem-sucedidas, tanto na vida profissional como pessoal.

Crianças que foram exigidas de forma positiva e coerente, em parceria Pais-Escola, têm mais chances nos três principais traços universais dos líderes:

Comprometimento (começar e terminar, sem jogar a toalha na primeira frustração);

Atenção aos detalhes (fazer bem feito e por amor);

Capacidade de "follow-up" imediata (reconhecer rapidamente erros, pedir perdão, levantar e recomeçar).

 

Desenvolvimento da Inteligência Afetivo-Emocional

Um terceiro fator imprescindível é o desenvolvimento de uma imaginação positiva, pois a inteligência não consegue operar no vazio. Necessita de imagens gravadas em seu subconsciente. Muitas crianças, em nossa atual sociedade, estão, infelizmente, tendo sua imaginação gradativamente embaçada e deturpada com imagens feias e inadequadas. Nós, adultos e educadores, temos de, no mínimo, proteger a imaginação dos nossos filhos e, se possível, estimulá-la de forma positiva.

As crianças recebem uma grande quantidade de percepções, e, por isso, nem todas se imprimem na consciência com a mesma intensidade, intensidade esta que também depende do tipo de emoção gerada com a percepção. No estímulo sensorial, a criança capta a imagem e as propriedades do objeto; na emoção, ela capta um valor associado ao objeto. Por isso, quando a emoção se une à percepção, penetra na consciência. Aí aparecem a imagem e os valores. A consciência cognoscitiva adquire assim uma modalidade afetiva, nasce uma experiência a que chamamos de motivação para o aprendizado.

Por isso, também, quanto melhor desenvolvida for a imaginação, mais inteligente e virtuosa será a criança; e o contrário também procede.

Daí a grande importância da educação intencional da imaginação através de estímulos e vivências de alta qualidade estética e moral (de valores). Bits de inteligência, histórias, caderninhos e músicas foram escolhidos pela Escola AeD tendo em vista justamente a reta formação da imaginação, da memória e da consciência.

Este campo é muitas vezes pouco valorizado porque é invisível, faz parte dos sentidos internos da criança, porém é de extrema influência na formação da sua consciência e qualidade de vida.

HÁ MAIS DE 20 ANOS

EDUCANDO PARA A

VERDADEIRA INTELIGÊNCIA

Receba novidades AeD