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Gramática 30/03 a 03/04 – Oitavo ano

Oitavo AeD

Olá!

Continuamos nossos estudos sobre Coerência e Coesão e sobre os Elementos de Coesão.

Nesta semana, vamos iniciar o tópico “Coerência nos textos”.

I. Anotar no caderno:
“Os elementos de coesão, que contribuem para a coerência do texto, são palavras ou expressões que estabelecem relações de sentido entre outras palavras, entre as partes de um único período ou entre os parágrafos de um texto. Mas há casos em que esses elementos não estão presentes no texto e a coerência também é mantida. Como vamos ver nesses dois exercícios.”

II. Exercícios no caderno
a) façam os dois exercícios da página 72.
b) procurem o significado as palavras do poema do segundo exercício e anote.
c) escreva uma paráfrase desse poema, tentando deixar mais explícito seu sentido. Ou seja, reescreva o poema, não precisa ser em versos, usando outras palavras, mas mantendo o sentido original.

III. Anotar no caderno:
“A agilidade com que as informações circulam resulta também em transformações
na linguagem. Alguns autores passam a criar textos curtos, rápidos de serem lidos, escritos também em linguagem concisa. Os minicontos exemplificam esse novo contexto da linguagem.”

IV. Exercícios no caderno
a) façam os dois exercícios da página 73.

V. Exercícios no caderno
a) leia e responda as atividades das páginas 73 a 76 do tópico “No dia a dia”

VI. Anotar no caderno o texto abaixo:

Coesão Textual
A coesão textual é possível por meio da organização correta das palavras e dos conectivos, de modo que estabeleçam as relações de uma palavra com outra, de uma oração com outra, de um período com outro, de um parágrafo com outro.

Algumas dicas para manter a coesão:
Evitar repetições de palavras, substituindo elas por outras que transmitam a mesma mensagem.
Omitir (esconder) algum verbo, frase ou nome, que fica subentendido pelo contexto.
Usar conjunções e advérbios para ligar e criar relações com as orações

Coerência Textual

Um texto que não têm um caminho de raciocínio é considerado incoerente, prejudica a fluxo da leitura e afeta no entendimento.

Para escrever um texto coerente é necessário:
Contextualizar a ideia transmitida.
Manter a sequência e a progressão do texto.
Manter o sentido lógico, eliminar as contradições internas
Ter argumentos válidos.
Para escrever um texto coeso é necessário também seguir as normas gramaticais.

A falta de coerência em um texto é, normalmente, detectada sem dificuldade por quem ouve ou lê o texto. A falta de coerência em uma frase ou texto gera estranheza. Por exemplo:

“Estão derrubando muitas árvores e por isso a floresta consegue sobreviver.”

“Todo mundo viu o mico-leão, mas eu não ouvi o sabiá cantar”

Apesar disso, as incoerências são difíceis de ser notada por aquele que escreve. Por isso, a dica sempre pedir para que alguém leie nossos textos, ou que o revisemos depois de um tempo de o ter escrito.

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